Com pirômetros infravermelhos, câmeras termográficas e câmeras de vídeo, fornecemos soluções para o monitoramento térmico contínuo em processos de fusão, têmpera, recozimento e formação de vidro. Nossos sistemas garantem medições precisas e sem contato, contribuindo para o controle de qualidade, eficiência energética e segurança operacional, além de apoiar a manutenção preditiva e a redução de perdas no processo produtivo
Fibra de Vidro
Esta aplicação de temperatura média é conduzida em um processo de transporte e envolve a cura do revestimento de resina em fibra de vidro usada em painéis de isolamento.
Necessidade de aplicação
A cura correta resultará em um produto que pode ser manipulado e processado posteriormente para criar rolos e placas de isolamento. O desafio é medir a temperatura no tapete de fibra, ao passar pelo forno de cura.
As aplicações de infravermelho incluem monitoramento e alarmes de pontos quentes no produto final, assim como monitoramento e controle das temperaturas de fibra de vidro que saem do spinner que afetam a viscosidade.
Benefícios:
- Medir a temperatura na superfície e em profundidade no tapete, garantindo que todos os pontos estejam curados
- Otimizar as configurações do forno para garantir uma cura uniforme em toda sua largura
- Medir e provar que o ligante foi curado, conforme especificado pelo fornecedor
- Monitorar a estabilidade do processo a longo prazo
- Evitar o entupimento dos fiandeiros com a viscosidade ideal da fibra através da medição da temperatura sem contato
- Evitar incêndios em locais de armazenamento caros causados por pontos de acesso no produto de isolamento final


Têmpera de Vidro
O revenimento do vidro plano é obtido por aquecimento e, em seguida, temperado em fornos transportadores ou oscilantes. O processo é geralmente conduzido em duas câmaras separadas, com o resfriamento sendo alcançado, usando fluxo de ar de volume muito alto. Isso pode ser um alto volume ou baixo mix, alto volume de aplicação.
Necessidade de aplicação
Durante o revenimento, o vidro é aquecido a um ponto em que se torna macio; no entanto, qualquer sobreaquecimento aumentará as distorções no vidro. Configurar o processo para diferentes espessuras de vidro é um processo demorado, de tentativa e erro. O aquecimento do vidro de baixa emissividade pode ser difícil, pois é projetado para refletir o componente infravermelho da energia térmica. Um método preciso de medição da temperatura do vidro é necessário para configurar e monitorar continuamente o processo.
Benefícios para o cliente:
- Gravar a imagem térmica de cada folha de vidro produzida – certificar-se de que todos os produtos tratados
- Detectar imediatamente qualquer alteração no desempenho térmico – minimizar o tempo de inatividade e o refugo
- Ver rapidamente o efeito de alteração das configurações do forno, resultando em uma configuração mais rápida do processo
- Obter o perfil completo de ‘entrada para saída’, permitindo a otimização do processo de aquecimento e resfriamento
Vidro Automotivo
Esta aplicação envolve a formação de pára-brisas automotivos e caminhões/ônibus no processo de flexão. A folha de vidro é aquecida até que esteja dentro de sua fase viscoelástica, nesse ponto, o vidro cai em um molde para assumir a forma desejada.
Necessidade de aplicação
À medida que os pára-brisas se tornam mais finos, para economizar peso e o padrão de clareza óptica necessário é aumentado, o controle do processo de flexão por flexão se torna mais crítico. A temperatura do vidro deve ser uniforme para obter a dobra correta sem quebra. O desafio é medir o perfil de temperatura total à medida que o produto se move pelo forno.
Usando a medição da temperatura do IV, é necessário um mapa térmico completo da temperatura no vidro para uma flexão agressiva em áreas específicas.
Benefícios para o cliente:
- Medir a uniformidade do aquecimento através do pára-brisa, permitindo a otimização das configurações do forno
- A medição direta da temperatura da superfície por termopar é precisa em todos os tipos de vidro e revestimentos
- Leituras em tempo real a partir do forno, permitem a rápida configuração do processo para novos produtos
- Acompanhar a estabilidade do processo ao longo do tempo, permitindo que o programa de manutenção preventiva seja implementado
- Monitor e alarme completo do mapa térmico de vidro usando tecnologia IR


Vidro Embalagem
Necessidade da Aplicação
O processo de recozimento é projetado para remover qualquer tensão residual no recipiente formado. Obter a temperatura correta e a curva de resfriamento é fundamental para obter a resistência necessária no produto acabado. Os pontos de ajuste de temperatura serão alterados dependendo da espessura do vidro e do tamanho do recipiente.
Para confirmar a cura correta dos revestimentos é necessário conhecer o perfil de temperatura do forno para atestar que o revestimento atende às especificações de tempo@temperatura.
Se o recipiente de vidro tiver um fundo grande e sólido, a correia de transporte esfriará o contêiner de maneira desigual e causará a quebra. Para evitar que isso aconteça, a correia precisa ser aquecida com chamas de gás antes de chegar às máquinas de engarrafamento. A medição da temperatura da esteira é fundamental para ajudar a evitar quebras.
Benefícios para o cliente:
- Dados de perfil térmico detalhados, permitindo a configuração rápida do processo ao alterar produtos
- Medição e controle a uniformidade de temperatura através da correia, assegurando que todos os produtos estejam recozidos corretamente
- Resolução de problemas relacionados aos processos de recozimento e revestimento de forma rápida e fácil
- Redução da sucata e a quebra na linha de garrafas
- Maior rapidez no processo ajustando a velocidade da correia
Vidro Plano
O vidro plano é uma folha feita de vidro fundido flutuante em uma cama de metal derretido, geralmente estanho. Este método dá a espessura uniforme da folha e superfícies muito planas. Uma vez fora do banho, a folha de vidro passa por um forno, onde é resfriado gradualmente, de modo que recoze sem esforço e não quebra a partir da mudança de temperatura.
Necessidade de aplicação
Desde o forno de fusão até o recozimento, a medição de temperatura sem contato é fundamental para garantir as características ideias do vidro ao final do processo.
No forno de fusão, a medição é importante para garantir que a fusão seja homogênea e com gasto de energia eficiente. Câmeras de vídeo e termográficas permitem o controle de temperatura e também a verificação dos refratários das paredes e teto do forno.
Durante o recozimento, a medição de temperatura é crítica pois mudanças rápidas de temperatura causam expansão e contração irregulares, configurando tensões impróprias no vidro, o que afeta a qualidade e a possibilidade de corte.
Benefícios:
- Rastreabilidade de temperaturas de recozimento de múltiplas zonas
- Redução do refugo ao obter um perfil de temperatura adequado
- Melhor qualidade de vidro (deformação, cutabilidade)
- Monitoramento interno do forno de fusão


Quer saber como implementar essas soluções na sua planta de vidro?
Nossa equipe técnica está pronta para especificar o melhor equipamento garantindo controle e eficiência no seu processo.
